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CONFIRA NAS PÁGINAS SEGUINTES COMO FORAM OS CURSOS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM ABRIL E JUNHO.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

PROGRAMA EDIFICAR: CAPACIDADE SE CONSTRÓI

AQUI VOCÊ PODE CONHECER A ESTRUTURA DOS CURSOS DO PROGRAMA EDIFICAR.
PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO SALVE A IMAGEM E VISUALIZE A PARTIR DA SUA PASTA DE IMAGENS.


O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA APÓS
A REFORMA ORTOGRÁFICA
PÚBLICO ALVO: SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO E
PROFESSORES DE LINGUA PORTUGUESA

ATUALIZAÇÃO SOBRE O ENSINO DE 9 ANOS
PÚBLICO ALVO: SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO E
PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE

PROJETOS DE CAPACITAÇÃO

PÚBLICO ALVO: SECRETÁRIOS DE PLANEJAMENTO E AREAS AFINS, ASSIM COMO FUNCIONÁRIOS DESTAS



ATENDIMENTO AO PÚBLICO: SERVIR COM QUALIDADE
PÚBLICO ALVO: FUNCIONÁRIOS QUE LIDAM DIRETAMENTE COM O PÚBLICO.



ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS PARLAMENTARES
PÚBLICO ALVO: VEREADORES E ASSESSORES DE VEREADORES


MARKETING POLÍTICO E ATUAÇÃO PARLAMENTAR:
PÚBLICO ALVO: VEREADORES E ASSESSORES DE VEREADORES


DIAGNÓSTICOS E LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS

PÚBLICO ALVO: SECRETÁRIOS E SERVIDORES DA ÁREA

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

PÚBLICO ALVO: SECRETÁRIOS DE HABITAÇÃO; PLANEJAMENTO; ASSISTÊNCIA SOCIAL E ÁREAS AFINS, BEM COMO FUNCIONÁRIOS DAS MESMAS

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

PROGRAMA EDIFICAR: CAPACIDADE SE CONSTRÓI

O Programa EDIFICAR: Capacidede se constroi é uma iniciativa do Instituto Pluris em parceria com Darlan Iribarrem CIA Ltda.
Tem como objetivo constituir uma dinâmica de planejamento e execução de projetos de intervenção de natureza educativo-informal no âmbito de instituições públicas e privadas, capacitando prática e teoricamente o corpo de funcionários através da realização de cursos de capacitação, Workshops e Seminários.

CURSOS PARA 2009

- HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL, POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL.

- MARKETING POLÍTICO E ATUAÇÃO PARLAMENTAR.

- ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS PÚBLICOS.

- ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS PARLAMENTARES.

- ATENDIMENTO AO PÚBLICO: SERVIR COM QUALIDADE.

- DIAGNÓSTICO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL.

- ATUALIZAÇÃO SOBRE O ENSINO DE NOVE ANOS.

- O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA APÓS A REFORMA.



A SEGUIR A DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE CADA UM DOS CURSOS.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

NOTÍCIAS DO PLURIS

Pesquisa realizada pelo Instituto Pluris sobre o consumo de pães em Pelotas é notícia, confira o texto na íntegra:

Pesquisa traça perfil de consumidores de pão
Levantamento em Pelotas apontou que 77% das pessoas compram o produto em padarias
Da Redação
Divulgação
A grande maioria dos consumidores apontou higiene, preço e atendimento, como fatores determinantes para a compra.

Pelotas – Traçar o perfil dos consumidores de pão e identificar suas preferências em relação à compra do produto foi a forma encontrada pelo Comitê para o Desenvolvimento das Padarias e Confeitarias (Codepan) Sul para conhecer melhor o seu público em Pelotas, município distante 251 quilômetros de Porto Alegre. A pesquisa, elaborada pelo Instituto Pluris, de Pelotas, foi realizada com 443 pessoas, entre os dias 18 e 20 de agosto. O levantamento mostra que, 77% das pessoas ouvidas, compram pão diretamente em padarias. A grande maioria dos consumidores apontou higiene, preço e atendimento, como fatores determinantes para a compra. O pão francês aparece no topo da lista dos produtos mais procurados, com 51,9% da preferência dos consumidores, seguido pelo pão sovado (16,5%) e pelo pão de leite (9,3%). A pesquisa foi encomendada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), em parceria com o Sindicato das Panificadoras de Pelotas (Sindipel).

De acordo com a gestora do Projeto Pólo de Panificação da Região Sul, Márcia Pedrotti Porto, os dados serão utilizados como um instrumento a mais para a elaboração do planejamento estratégico do Comitê para 2009. “A partir da pesquisa, percebemos que, apesar de o pelotense preferir comprar pão em padarias, ele busca acima de tudo produtos de qualidade. Os consumidores também levam em conta a higiene do local e o atendimento”, destaca. A gestora ressalta que, a partir dos resultados obtidos, o projeto pretende mostrar aos empreendedores que integram o Codepan, a importância das capacitações para desenvolver o seu próprio negócio e produzir produtos de melhor qualidade, atraindo assim, maior número de clientes. “O levantamento foi repassado a cada um dos empreendedores que integram o Comitê, para que procedam a uma avaliação particular dos resultados. Em conjunto, pretendemos traçar as estratégias para 2009 com base nas informações que a pesquisa mostrou”, assinala. Para o consultor do Sebrae/RS, Beto Boemeke, a pesquisa servirá como mais uma ferramenta para a utilização em projetos de ampliação e criação de novos empreendimentos no setor de panificação. “Merece grande destaque nos dados levantados a preferência dos consumidores pelas padarias na hora de comprar pão. Isso para o mercado é ótimo. Certamente, foi o dado que mais chamou a atenção. A questão da fidelização também surpreendeu”, avalia. A pesquisa apontou que 41,7% dos consumidores compram pão em um mesmo estabelecimento e que 39,4% compram há pelo menos um ano na mesma padaria. Segundo o consultor, os resultados serão discutidos em conjunto com os integrantes do Codepan Sul, quarta-feira, dia 17, quando será realizada uma avaliação mais detalhada da pesquisa.
O presidente do Sindicato das Panificadoras de Pelotas (Sindippel), Mário Medeiros Filho, considera a pesquisa uma ferramenta útil ao setor de panificação, e que propicia aos estabelecimentos um estudo mais detalhado acerca dos serviços oferecidos a seus clientes. “A pesquisa nos mostra não somente aquilo que motiva um cliente a buscar uma ou outra padaria, mas também a expectativa que ele tem ao chegar a esses estabelecimentos. É um instrumento para se repensar o planejamento das empresas”,
diz. Segundo Medeiros, o conjunto de expectativas e exigências dos clientes apontados pela pesquisa, mostra a importância dos empreendimentos qualificarem seus colaboradores para melhorar seus produtos e ampliar seu público.
Para a sócia-proprietária da Padaria Molon, de Pelotas, Maria do Carmo Tarker Molon, a pesquisa representa um instrumento a mais para as padarias do município na busca por capacitações e melhorias que possam atender às expectativas dos clientes. “A pesquisa confirmou que a maioria dos consumidores ainda prefere as padarias para a compra do pão. Isso é excelente para o nosso negócio e faz com que qualifiquemos ainda mais nossas empresas e produtos”, afirma. O grupo de padarias integrantes do Codepan, realiza, até o final do ano, várias ações, entre elas, cursos e consultorias realizadas por meio do Sebrae através da consultoria Popran (Programa de Apoio à Panificação), de Minais Gerais, que terá prosseguimento
no final de setembro, com o módulo Atendimento. Os empreendedores participam, também, no final de setembro, de uma Oficina Tecnológica sobre pão francês. No início de outubro, ocorre uma missão empresarial do grupo ao 1º Encontro Gaúcho das Padarias do Propan e 4º Seminário da Panificação da Serra Gaúcha, dia 3 de outubro, em Caxias do Sul. Em novembro, está prevista a realização do Encontro Anual de Resultados Codepan Sul, com apresentação de cases de sucesso do Codepan, da palestra Motivação para Mudança e Inovação e apresentação dos resultados do Comitê. Além do desenvolvimento de parcerias com o Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Departamento de Ciência dos Alimentos e Curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O Codepan Sul reúne 11 padarias de Pelotas: 1º de Maio, Avenida, Aveiro, Círculo Operário, Estrela, Ki-Pão, Koisa Nossa, Molon, Pane Mio, Pane Nostro e Princesa. O projeto é impulsionado por meio de uma parceria entre o Sebrae/RS, o Sindipan, o Sindicato da Indústria do Trigo do Rio Grande do Sul (Sinditrigo), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RS) e o Sindicato dos Panificadores de Pelotas (Sindippel). O Projeto Pólo de Panificação da Região Sul atende 25 micro e pequenas empresas do setor de panificação e confeitaria de Pelotas, São Lourenço do Sul, Canguçu, Rio Grande, Capão do Leão e Arroio Grande. O Projeto tem por objetivo aumentar o faturamento e melhorar a qualificação das empresas em gestão empresarial.


FONTE:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS: (51) 3216.5165 ou (51) 3216.5182
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Sebrae Sul: (53)3225.0541
www.sebrae-rs.com.br www.interjornal.com.br

HISTÓRIA DO PLURIS

OS PRIMÓRDIOS

Os quatro fundadores do Instituto Pluris trabalhavam como pesquisadores de campo durante a faculdade. Nessa época aprenderam como deve ser feita a abordagem e a entrevista, sem interferência nas respostas do entrevistado. Tal experiência foi de suma importância nos trabalhos do Instituto Pluris e serviu como base para as primeiras "ações" do Pluris no treinamento dos seus entrevistadores.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

BEM VINDOS

Estamos inaugurando o Blog do Instituto Pluris.

Neste espaço você poderá acompanhar nosso trabalho e também aprender sobre questões relativas a atividades desenvolvidas pela nossa equipe, assim com entrar em contato conosco para sugestões, críticas contrutivas e elogios.
ALém disso este blog será o espaço oficial de comunicação do Instituto Pluris com a sociedade. Os comentários serão moderados, possibilitando anônimos, para evitar maiores problemas.
Desde agradecemos a todos pelo acesso.